Identidade visual
Pavilhão de Portugal na Expo Zaragoza 2008

Parque EXPO 98, S.A.

rdda_win09.jpg
FPGBConsultants_Expo_Zaragoza_Design_Preis.jpg

Este projecto premiado englobou o design de todas as peças de comunicação, sinalética, embalagens e merchandise do Pavilhão de Portugal.

Desenvolvemos uma linguagem comum entre todas as peças utilizando uma malha de linhas de composição quase abstracta, sugerindo uma bacia hidrográfica, que remete o visitante para a temática deste evento internacional — a água e os rios.

Utilizámos esse elemento, reinventando-o de forma a que a sua adaptação às peças de comunicação fosse viável do ponto de vista funcional, estético e técnico.

Esta exposição realizou-se nos meses de Verão, numa altura em que é habitual as temperaturas rondarem os 35/40º na cidade de Zaragoza.

Esta exposição realizou-se nos meses de Verão, numa altura em que é habitual as temperaturas atingirem os 35/40º na cidade de Zaragoza.

Reinventar o Leque

Aproveitando as ligações seculares que unem Portugal e Espanha, foi-nos lançado o desafio de reinventar o leque tradicional.
O leque, introduzido na corte de Portugal e mais tarde nas cortes europeias, chegou à Europa no séc. XVI pela mão dos portugueses que nesta altura já estabeleciam ligações com o Oriente, onde os leques eram objectos habituais.
A organização portuguesa na Expo Zaragoza decidiu assim criar uma oferta para distribuição a todos os visitantes da exposição, que aliasse a funcionalidade ao significado histórico.

Desenvolvemos um leque inovador e ergonómico, com uma configuração unisexo de forma a ser utilizado por todos os visitantes.

A escolha do material, folha de polipropileno 100% reciclável, foi determinada pela opção de conferir ao objecto uma durabilidade e valor superior às ofertas, facilmente descartáveis, comuns neste tipo de eventos.
Cerca de 100 000 leques foram produzidos e distribuídos aos visitantes e é com satisfação que, para além de termos tido a oportunidade de observar os visitantes a utilizar os leques em todo o recinto, não verificámos leques descartados.

Veja também: Pavilhão de Portugal na Expo Shanghai